Vizinhos, conterrâneos e companheiros de viagem

Esta fotografia é de Rosalina da Conceição Nunes, nascida em 1896, que emigrou para os Estados Unidos da América em 1920 no mesmo barco que transportou meu avô Sebastião, minha mãe de poucos meses e Maria da Silva, minha avó. Era amiga da família e foi madrinha de baptismo de minha tia Ermelinda, nascida em Providence em 1926, terceira filha depois de Lídia, nascida também ali em 1921. Rosalina e o marido, português e conterrâneo com quem casou naquela cidade, seguiu a tradição da maioria dos portugueses que emigraram e regressou mais tarde para Ferreira do Zêzere, bastante perto de Cernache do Bonjardim.

43 p

Esta fotografia é de um amigo, vizinho e companheiro de viagens de meu avô, do qual falava com frequência. Está acompanhado pela mulher e filhos, o seu nome era João da Silva Carvalho e era natural da Boafarinha, localidade perto da Relva. O cartão que envolve a foto está assinalado pela escrita do meu avô e menciona o nome de seu amigo.

45 p

A fotografia abaixo mostra o meu tio Guilherme e um conterrâneo, Manuel Aparício, possivelmente familiar de um João Baptista Aparício, do Vale da Urra, próximo da Relva, que também esteve nos Estados Unidos e que era casado com uma irmã de meu avô, chamada Conceição. Estas pessoas existiram, os nomes são exactos, mas não possuo informações precisas quanto ao itinerário na América.

47 p1

.

Deixe uma Resposta

