Sebastião de Matos Gomes teve três netos

.

.

Tomo a liberdade para alertar o visitante casual de que este é apenas o epílogo muito pessoal e afectivo de uma longa história que alguns porventura gostarão de conhecer se desejarem fazer o favor de começar “O meu avô na América” desde o princípio. É só clicar…

.

.

Diz o povo português, bem experimentado que está por séculos de penas e canseiras, que quando as coisas não correm de feição “esta vida, assim, não chega a netos!…”
Sebastião, tendo tido três filhas, ficou mesmo assim muito contente por ter juntado três netos, que era coisa muito pouca no seu tempo, quando havia tantas mulheres a alcançar mais de dez filhos cada uma!… O mais velho, eu mesmo, tenho como nomes próprios  José Sebastião Gomes, seguindo-se o que surgiu três anos depois, Alfredo José Gomes e seis anos mais tarde o mais novinho Fernando José Gomes, a que se juntaram os apelidos de nossos pais; Costa Brites no meu caso e Pereira Brites no caso dos meus dois primos, querendo dizer a constância do nome Brites em todos os três que, sendo filhos de irmãs, também somos netos de irmãs, isto é, primos direitíssimos.
O conjunto dos nomes próprios em si, todos Gomes e eu até Sebastião, poderia querer dizer muito pouco para além de qualquer casualidade, mas o facto é que certifica a profunda imagem de afecto e consideração de que ele desfrutava no seio de toda a família.

Este texto e estas fotos, é bom de ver, não fizeram parte do artigo publicado pela revista “Gávea-Brown” do “Department of Portuguese and Brasilian Studies” da Brown University de Providence, RI, como se refere de início.
Trata-se apenas de uma nota de presença daqueles que querem testemunhar o sentido de unidade familiar que lhes legaram os seus muito queridos avós, que os presentes desejariam prolongar pelo futuro com o melhor das suas forças.

 79 p

Esta foto, datada de Agosto de 1955, foi tirada por um profissional da Nazaré que a assinou (com uma traineira à vista, no local onde antigamente ancoravam).
Estes são, por ordem – o Alfredo José à esquerda, o José Sebastião ao centro e o Fernando José à direita, ou “Fernandito”, como tem justificado o seu privilégio de ter ficado para sempre o mais novo de nós três.

.

80 pNesta foto estão presentes os meus avós Maria da Silva Gomes e Sebastião de Matos Gomes, a minha mãe Maria de Lourdes Gomes Brites e sua irmã Lídia Gomes Brites. Dos três netos estou eu, com menos de 19 anos, o meu primo Fernando com cerca de nove e seu irmão Alfredo José com cerca de 15. A outra filha de meu avô Sebastião, Ermelinda da Silva Gomes, estava ausente em Moçambique, onde passou um alargado número de anos. A foto foi tirada também próximo da Nazaré, em Março de 1960, pelo meu tio Alfredo Pereira Brites, marido de Lídia e pai de Alfredo e Fernando

Os protagonistas deste breve epílogo, agora, também já chegaram a netos:

.

Eu Alf Fern copy

Por uma outra ordem, e já muitos anos mais tarde, o Fernando à esquerda, o Alfredo ao centro e por último este vosso já provecto cronista, o José Sebastião, que a todos os visitantes saúda, agradecido por terem tido a coragem de ter chegado aqui, com votos de óptima disposição.
Se o autor deste sítio puder reunir fotos de pessoas espalhadas por sítios diversos de dois continentes distantes, pode ser que ainda um dia consiga construir um mosaico com faces e atitudes de netos, bisnetos e trinetos do nosso sempre muito admirado e profundamente querido Sebastião de Matos Gomes, que ficou conhecido como “o Papá” de toda uma agora já grande família!…

.

.

.

.

.

.

.

4 thoughts on “Sebastião de Matos Gomes teve três netos

    1. CB Post author

      Caro Manuel,
      Sei que és sempre muito simpático comigo.
      Mas as pessoas vão ver que estás a exagerar um bocadinho…
      Abraço

      Responder

Deixe uma Resposta

