Os parques de Providence na memória de meu avô

As modernas tecnologias permitem-me a curiosidade e o gosto de fazer uma visita aérea à cidade de Providence, apercebendo-me com razoável rigor de uma enorme quantidade de características do urbanismo e dos conceitos de espaço ali dominantes, que admiro – sobretudo – no que diz respeito à largueza e à abundância de zonas verdes.
Toda a região envolvente se torna sugestiva por ser próxima do mar e por possuir cursos de água, lagos, baías, enseadas, todo o elenco de recursos paisagísticos que caracterizam as regiões de costa excepcionalmente recortada.
O meu avô falava muito de Rocky Point, do Roger Williams Park e do Crescent Park. Este último sei ter encerrado em 1979, constituindo uma saudade para muitas pessoas que o conheciam e que o frequentavam. Eram frequentes as alusões do meu avô a esses locais, que visitava com a família nos momentos de lazer e convívio.

54 p155 p
Imagens dos locais referidos, do álbum de recordações que possuo, trazido de Providence pelo meu avô.
56 p

Esta fotografia foi tirada em Junho de 1960 no Crescent Park e as pessoas retratadas são a minha tia Lídia e os seus dois filhos, Fernando e Alfredo Brites, também netos do meu avô, que residiram em Providence. O regresso ao local e a remessa para meu avô desta fotografia não pode ter deixado de ser uma referência evocativa de visitas feitas na infância por minha tia, acompanhada por seus pais.

57 p

Esta fotografia mostra a minha mesma tia Lídia, no Roger William’s Park e o teor da dedicatória, datada de 14 de Maio de 1961 evidencia o mesmo propósito indicado relativamente à fotografia anterior.

.

Deixe uma Resposta

