Notas do “Deutches Reich” vendidas aos molhos nos United States a emigrantes ingénuos…

35 pOutra das lembranças da América que conservo do meu avô Sebastião são dois pacotes de notas estranhíssimas, que referenciam um episódio político-histórico muito particular e que documentam a enorme ingenuidade da informação geral de que dispunham os emigrantes nos Estados Unidos e porventura outros americanos daquele tempo.
Trata-se de um elevado número de notas alemãs de dez e de cem mil Marcos (!!!…) de dinheiro com o qual o estado alemão inundou bancos de vários países, numa operação cujos contornos me parecem do mais suspeito mas que não sei documentar de forma exacta.
O que sei é que esse “dinheiro” acabou por ser vendido a pessoas simples que residiam nesse tempo nos Estados Unidos e que, da tal forma ingénua, colocavam a hipótese mirífica de que pudessem voltar a ter valor, ficando ricos de uma vez por todas.
Tais notas eram vendidas pelos próprios bancos americanos por quantias irrisórias, noutra operação que julgo também não muito dignificante, pela sua frustrante inconsequência.
Em visita que tive a ocasião de efectuar muitos anos depois, na qualidade de funcionário do Banco de Portugal, ao museu do Deutsche Bundesbank em Frankfurt, fiquei admiradíssimo ao observar expostos especímenes dessas notas, o que confirma a sua autenticidade como documentos de carácter histórico.

36 p

As famosas notas trazidas pelo meu avô da América encontram-se aliás nos exactos envelopes onde sempre as teve guardadas, libertando-se delas ainda uma pequena réstia do seu odor misterioso, porventura igual ao das esperanças infundadas nos milagres impossíveis.
Cheiro, cheiro a sério, era o dos chás e pomadas de que Sebastião era apologista. E do “Sloan’s Liniment”, e do “Vick Vaporub”, coisas poderosamente evocativas da América, embora minha Mãe tenha sofrido imenso com as aplicações do primeiro daqueles tratamentos por não gostar do cheiro forte que o caracterizava e por lhe agravar as fortes dores de cabeça que teve desde muito jovem.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s