Mudam as religiões mas não a fé, se no coração reinar a paz

Como já disse, Sebastião tencionava regressar aos Estados Unidos e daí o cuidado extremo que teve em renovar – dentro do que era possível – a validade dos documentos que trouxe da América.
As dificuldades originadas naquela altura pela já referida “grande depressão” contribuíram para que esse sonho não fosse concretizado. O já referido bom ambiente reinante em Cernache do Bonjardim e a dignidade alcançada pela sua imagem pública consagrada pela sua nomeação de Regedor da Freguesia talvez o tenham distanciado desse propósito.
A vida dá muitas voltas e em breve se aproximaram de Portugal os tempos terríveis da segunda guerra mundial, com o cortejo respectivo de inquietações só contornado pela solidez da orientação do seu trabalho e de sua mulher, e pela sua condição de esforçados e comedidos agricultores.
Inicialmente católico pela natureza da tradição familiar, passou Sebastião a frequentar nos Estados Unidos uma congregação Evangélica Baptista, cujas práticas sempre lhe agradaram muito particularmente, reforçado pela atitude anti-clerical de certos sectores marcantes da nossa antecedência histórica na transição da monarquia para a república e de que tinha memórias vivas.
No templo da Union Baptist Church que frequentou, situado na esquina da East Street com a John Street, foram-lhe oferecidos dois livros, uma bíblia e um novo testamento. Conforme ilustrações atrás apresentadas pode ver-se que a bíblia lhe foi oferecida por uma Senhora chamada Conceição Furtado (nome que não custa imaginar seja de uma cidadã originária dos Açores onde abunda aquele apelido) e refere ainda ser oferta de parte de “Santa Claus”, o muito referido “Sâni Clouz” lá de casa que, não obstante, jamais conseguiu entre nós substituir ou dispensar o presépio da invenção franciscana e o menino Jesus, que era quem nos trazia as prendas.
Na dedicatória inscrita no Novo Testamento ficamos sabendo que a aula bíblica tinha lugar aos Domingos das 3 às 4 da tarde, seguida do culto das 4 às 5.
Em Cernache a atitude religiosa que manteve foi de distanciamento em relação ao catolicismo mas, uma vez residente já em Leiria regressou à igreja Baptista, ainda por cima com o interesse de ali existir um seminário regido por pastores norte-americanos, que eram os mentores da igreja.
A minha avó nunca seguiu essa sua inclinação embora condescendesse por vezes em acompanhá-lo, depois de ir à missa católica, à celebração dominical Baptista. As suas duas filhas nascidas em Providence, aliás, foram baptizadas de acordo com a sua opção. Ermelinda, a mais nova, sei ter sido baptizada na Igreja da Nossa Senhora do Rosário.
Estabeleci mais tarde a minha residência em Coimbra e tive o privilégio de continuar a ter comigo os meus avós Sebastião e Maria (“Mariana”), até ao fim dos seus dias.
Morreram ambos praticamente nos meus braços, tendo tido ambos a alegria de brincar com o meu filho primogénito, nascido em Ponta Delgada em 1970, quando ali iniciei a minha carreira de funcionário do Banco de Portugal.
Meu avô dava grandes passeios a pé através de Coimbra, ia todos os Domingos à Igreja Baptista e quem ia buscá-lo de automóvel era sempre eu.

74 p

Minha avó tinha o hábito e o gosto de escutar atentamente os noticiários pela rádio.
No fim, perguntava-me não poucas vezes com toda a lucidez de ternura que sempre lhe conheci, com a curiosidade invulgar numa mulher de tão grande simplicidade e convicta na confiança do amor que me dedicava:
− Olha lá, Zé, quando é que “eles” fazem a Paz?
Tantíssimas vezes me fez essa pergunta e tantíssimas vezes lhe respondi, com carinhoso afecto, iludindo a irresolúvel perplexidade com que tal questão me confrontava.
Faleceu no dia 12 de Janeiro de 1972, com 89 anos, dias depois de um Natal em que já não se cantou em nossa casa “It’s a long way”.

Sebastião partiu pouco mais de um ano depois, no dia 1 de Maio de 1973, com 87 anos.

75 p
Entre os meus avós, na nossa casa em Leiria, na Rua Padre António, no dia 30 de Setembro de 1968, data em que me casei com Maria da Conceição.
.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s