Ir à guerra e escolher bandeira…

Essa canção, pela conotação patriótica e ligação com o conflito da WWI, devia ter conhecido grande popularidade na América desses dias para ter chegado até nós em Cernache do Bonjardim, e lembro-me de ouvir contar uma variedade de episódios ligados à participação e ao alistamento de homens para esse conflito.
Dizia Sebastião que era perguntado nos Estados Unidos, pelas autoridades que faziam os alistamentos dos eventuais combatentes, se desejavam ser inscritos sob a bandeira americana ou sob as cores de Portugal. Os de índole mais sentimental diziam querer bater-se por Portugal, o que terá sido para alguns uma decisão com as piores consequências, se atendermos às condições precárias dos destacamentos portugueses e a decorrente miséria e falta de apoio social, de regresso à sua pátria.

Recordo-me de uma história muito contada em minha casa e bem conhecida dos ex-emigrantes nos Estados Unidos, de certo conterrâneo de meu avô que foi combatente na primeira guerra mundial sob a bandeira americana, donde regressou mais tarde para viver em Portugal.

Nas voltas da vida correram-lhe as coisas mal e viu-se velho e sozinho, acompanhado de sua mulher, em condições de carência financeira e acompanhamento familiar, sem filhos ou ajudas que pudessem dar-lhe o necessário apoio. Não tratara bem dos seus direitos e nada averbara das condições nessa altura garantidas aos ex-combatentes dos Estados Unidos. Os departamentos próprios encetaram todavia uma procura de pessoas nessas condições e só nesse lamentável fim de vida veio a chegar-lhe correspondência que lhe dava conhecimento da pensão que jamais havia recebido e a que tinha direito, tal como todos os respectivos retroactivos.

Imaginemos pois qual não teria sido a milagrosa surpresa que veio favorecer aquela necessitada família naquela excepcional situação de carência e solidão, o súbito alívio que os bafejou e o impacto que esse acontecimento teve no reforço do “sonho americano” tão intensamente vivido por toda aquela geração.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s