Fotografia de casamento / 1914

Foi também no estúdio de SMales que foram, pouco tempo mais tarde, tiradas as fotografias de casamento de Sebastião com minha avó Leopoldina.
Estão presentes os seus irmãos que a primeira fotografia representa e o seu amigo e antigo companheiro de trabalho nas ardentes searas alentejanas, o meu Tio Joaquim Pires (tio, por ser irmão de minhas duas avós, conforme explico noutro local), sendo de reparar que o pano de fundo onde são tiradas as fotografias é ainda o mesmo que da fotografia anterior.
O que parece ter mudado é o traje e o aspecto de meus tios, agora mais cuidado, e o bigode de meu avô, um pouco mais farto, sem sinais aparentes de retoques de atelier:

41 p

Desta feita quem aparece sentada, à direita de uma amiga sua, é a noiva, minha avó, lindíssima como diziam todos os que a conheceram e as fotografias bem demonstram.
O ar de Sebastião é francamente menos aberto que na foto que tirara com seus irmãos, colocando no ombro de sua recentíssima esposa uma tímida mão com seus dedos curtos e grossos afastados entre si, como era sua pose natural. A cabeça da noiva esboça uma leve inclinação para a sua esquerda, o lado em que repousa a mão de seu marido.
Os sapatos de ambas as senhoras são de salto alto e encontram-se guarnecidos de aplicações decorativas, um formidável requinte para mulheres simples imigradas das arborizadas e soturnas serranias do centro de Portugal. O mais alto dos presentes é o meu tio Joaquim Pires, já referido. Guilherme tem um fato novo, está bem mais elegante e meu tio Isidro que, como ele, traz gravata branca, resolveu mudar de penteado: aparta agora o cabelo com risca ao meio.
Em Portugal, tal como à época da sua chegada à América, mostrava ainda marrafa virada para a direita, com risca à esquerda. Assim o vemos numa fotografia tirada na altura do seu embarque para os Estados Unidos, em 1912:

42 p

.

Deixe uma Resposta

