Casamento em Providence, com uma portuguesa da Relva

16 p

Sebastião casou em primeiras núpcias com Leopoldina da Conceição, uma portuguesa muito bonita, sua conterrânea da Relva, muito parecida, aliás, com a sua primeira e única filha, minha Mãe.
Ao longo desta breve narrativa há duas mulheres as quais trato indistintamente como “a minha avó”. Uma é Leopoldina por quem meu avô se apaixonou, lindíssima nas fotografias que felizmente possuo como herança grave e preciosa, e que olho com uma saudade inexplicável e dolorosa pelo abismo duma morte em plena flor da idade.
A outra minha “verdadeira” avó chamava-se Maria da Silva, Gomes pelo casamento, a preciosa e “única” avó, coração generosíssimo de mulher por todos estimada e admirada. Sebastião habituou-se a tratá-la por Mariana devido a brincadeiras da alegre e harmoniosa convivência que mantinham, nome de que Maria não gostava porque era alusão espirituosa a uma sua antiga namorada.
Voltando entretanto a Leopoldina e à primeira fase da sua estadia nos Estados Unidos: Sebastião, numa atitude de exacerbado carinho pela terra mãe decidiu fazer com que a primeira filha de ambos viesse nascer a Portugal, decisão trágica para a jovem esposa que morreu três meses depois de um parto difícil, ao que parece por apendicite aguda, numa terra carente de todo o apoio hospitalar já então disponível em Providence.
O infeliz acontecimento causou na alma de Sebastião um terramoto de desgosto sem fim.

Uma irmã de Leopoldina, que tinha tido anteriormente uma secreta inclinação por aquele que viria a ser seu cunhado, não hesitou – por solidariedade com a menina e sua falecida irmã – sujeitar-se a uma decisão pouco ortodoxa para os prazos e formalismos morais da época e do lugar: acompanhar Sebastião sem mais delongas para os Estados Unidos, apenas feito casamento civil, tendo o enlace matrimonial católico tido lugar depois, já em Providence.

.

.

.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s