III Festival Escolar de Teatro de Tema Clássico

A magia do teatro grego, aqui tão longe, aqui tão perto…

???????????????????????????????

Publicado Pelo Diário de Coimbra em 18 de Maio de 2002

Aquilo que me ocorre dizer a respeito de vários dos últimos acontecimentos ligados ao “III Festival Escolar de Teatro de Tema Clássico” a que tive o prazer de assistir, não caberia em 20 “coxias centrais”!… Espero que os leitores venham a ter em breve mais detalhadas informações a este respeito, dado que a iniciativa se encontra – com a maturidade que todos os interessados lhe reconhecem – a prestar um serviço da mais nobre excelência para a sociedade escolar em particular, e para toda a comunidade culta que queira interessar-se pelo Teatro. Entretanto, umas breves palavras sobre três acontecimentos que me impressionaram imenso, e que reflectem o precioso labor do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras e da Liga de Amigos de Conímbriga:
Um deles, integrado nas diversas Oficinas de prática teatral que o Teatro Thíasos levou a cabo, foi dirigido por Emílio Flor Jiménez, director artístico do grupo Balbo (Cadiz), em que participaram alguns dos muitos grupos de todo o país convidados para o efeito.
O Balbo é um grupo que trabalha com adolescentes e estudantes em zonas economicamente deprimidas, recupera jovens com problemas diversos incutindo-lhes autoestima e força de carácter necessários para se recuperarem para a vida.
Alguns desses jovens estiveram presentes e foi qualquer coisa de empolgante vê-los trabalhar, sob a orientação cheia de talento do seu director, com o apoio dum ex-colega recuperado da solidão das ruas, agora actor de teatro de grandíssima qualidade.
Quanto aos dois espectáculos que foram à cena em S. João de Almedina no dia 2 de Maio corrente, Electra de Sófocles e Lisístrata de Aristófanes, pelo grupo Calatalifa, meus amigos, venho de lá com os olhos rasos de admiração incontida e com o coração pleno de alegria!…
A primeira peça, uma tragédia, com versão e tradução do seu ensaiador Pedro Sáenz de Almeida, deu-nos um espectáculo de grande seriedade e imensa qualidade estética, que demonstra que é possível trazer aos jovens de hoje os valores universais do grande teatro grego, sem que isso seja um acto sacrificado de aborrecimento estóico. Tudo pelo contrário. Vi ali jovens portugueses vibrando um prazer cheio de respeito e admiração, enlevados pela poderosa actuação do grupo, rico na convicção, na postura, na palavra e na claridade lúcida com que derramavam sobre nós emoções com milhares de anos, tão novas como no dia em que foram concebidas!…
A segunda peça, uma comédia, foi servida com imenso sentido de humor e raríssimo instinto teatral pelo mesmo grupo, constituído por estudantes do Instituto de Villavicioza de Odón, que usa como seu nome o topónimo árabe da sua localidade: Calatalifa, em Madrid.
O conjunto dos dois trabalhos, apoiado por um reduzido número de pessoas e pelo seu director, ressuma  genuína paixão e alegria do teatro, revela uma intensa maturidade de propósitos e mete respeito, diria eu, que é o que me apetece dizer porque não me sobram palavras.
José Ribeiro Ferreira, alma impulsionadora destas preciosas iniciativas, lamenta-se-me da quase indiferença com que o premeia o meio envolvente, o que eu confirmei pela quase ausência de gente de Coimbra. As salas estavam cheias, mas de jovens que vêm de longe, ávidos e encantados pelo lauto manjar de cultura teatral que lhes é oferecido.
Um detalhe cheio de simpatia e de generosidade pedagógica: o bilhete para cada uma destas realizações, a preços bem menores que uma entrada numa discoteca, é um livro com o texto integral da peça que vai ver-se, com comentários e notas feitas pelos respectivos tradutores.
O riquíssimo programa anda por aí, estende-se a vários pontos do país, Coimbra e Conímbriga os mais bem servidos. Não perca tempo leitor. Aproveite, apareça, viva, se quiser, o prazer do Teatro Clássico!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s